Sobre Nós

Edificio academia de maceiraA Academia Cultural e Social de Maceira é uma Instituição particular de solidariedade Social, sem fins lucrativos.

Reveste a forma jurídica de Associação, tendo sido constituída oficialmente no dia 6 de Setembro de 1995, por iniciativa de um grupo de fundadores, que se havia reunido em assembleia de fundadores no dia 3 de Abril de 1995, para a criação daquela.

Nessa assembleia foi aprovada a 1ª versão dos estatutos, cujo registo definitivo, foi feito no livro nº6 das associações de solidariedade Social, em 30 de Julho de 1998.

A sede inicial da Academia situou-se no edifício da Junta da Freguesia de Maceira, em virtude desta não possuir instalações próprias.

A Academia de Maceira foi reconhecida como Pessoa Colectiva da utilidade Publica, em 26 de Novembro de 1996.

Após a constituição da Academia Cultural e Social de Maceira, iniciaram-se as obras de construção do edifício destinado a albergar a cozinha, a lavandaria, os serviços administrativos e outros serviços de apoio, com vista à prestação de apoio domiciliário aos maceirenses mais carenciados. O início deste apoio, teve lugar em 17 de Fevereiro de 1997. Posteriormente veio a receber também as valências centro de dia e centro de convívio.

Entretanto, em 28 de julho de 2000, foi aberto concurso público para a construção do Novo Edifício da Academia, adjudicado em outubro de 2000. A construção do referido edifício ficou concluída em julho de 2002, data a partir da qual a Academia passou a prestar apoio social aos mais carenciados, na valência de Lar para Idosos. Mais tarde, em 2007, após 4 anos de Projetos Integrados de Desenvolvimento Social – PIDS, a Academia passou também a prestar apoio à comunidade, através da valência de Centro Comunitário.